top of page

A Laserpuntura e ILIB Podem Ajudar no Controle da Ansiedade em Pacientes Pediátricos



Diversos procedimentos odontológicos são associados a um grande desconforto. Anestesias, preparos cavitários, moldagem por impressão entre outros procedimentos orais, são responsáveis por causar grande ansiedade em pacientes de diferentes idades, especialmente aos pediátricos.


Na odontologia é relatado que tratamentos prolongados em crianças, causam grande desconforto, resultando em sudorese, agitação, choro e inquietação extrema e, o mais recorrente, taquicardia (aumento não saudável da frequência cardíaca). Não é incomum que seja necessário o uso de contenções físicas ou químicas, como a sedação e anestesia geral, para possibilitar a realização de procedimentos gerais nesses pacientes.


Em uma pesquisa realizada em 2021, pesquisadores da PUC testaram o uso da laserpuntura associada ao ILIB em um grupo de pacientes pediátricos e mediram seus níveis de ansiedade. Os resultados foram muito promissores, revelaram uma redução saudável na frequência cardíaca e um efeito ansiolítico. Esses estudos sugerem que a laserpuntura e o ILIB podem ser usados para ajudar a controlar a ansiedade das crianças durante o tratamento odontológico!


Para conhecer equipamentos indicados para Laserpuntura ou ILIB, ou para informações a respeito da pesquisa (suporte científico) aqui mencionada, acesse o link:






bottom of page