top of page

Conheça os sintomas do câncer de cabeça e pescoço

A conscientização sobre a doença contribui para o diagnóstico rápido, otimizando o tratamento. Saiba mais sobre o câncer de cabeça e pescoço!


O diagnóstico tardio do câncer de cabeça e pescoço é responsável pela elevada mortalidade dos pacientes acometidos por essa doença. Só para ilustrar, no Brasil, ela causa uma média de 10 mil mortes todos os anos.

Por isso, compreender os sinais e procurar ajuda médica são atitudes indispensáveis para descartar a possibilidade de uma simples infecção.

Veja a seguir quais são os sintomas de câncer de cabeça e pescoço!


Quais áreas são afetadas pelo câncer de cabeça e pescoço?

Antes de mais nada, o câncer de cabeça e pescoço atinge regiões como: gengiva, laringe, faringe, cavidades nasais, glândula tireoide, céu da boca e língua.

Inclusive, o tumor pode afetar até mesmo vasos sanguíneos, músculos e glândulas salivares. Nesse sentido, ele é denominado conforme seu local de manifestação.

Tal processo pode ser facilitado diante de hábitos relacionados ao tabagismo e ao consumo de álcool. Ao mesmo tempo, a infecção pelo HPV (vírus do papiloma humano) também é um fator de risco elevado. Isso evidencia a importância de tomar a vacina contra a doença e utilizar preservativos durante as relações sexuais.


Principais sintomas

Como já mencionado, a detecção tardia dificulta a possibilidade de um tratamento eficaz. Inclusive, 76% dos casos de câncer de cabeça e pescoço são identificados quando ele se encontra em estágio avançado.

Portanto, ter consciência sobre os sinais do problema é indispensável para aumentar as chances de cura:

  • Manchas brancas ou vermelhas nas gengivas, língua, amígdalas ou outra parte da boca

  • Inchaço na mandíbula

  • Sangramento no nariz ou presença de sangue na saliva

  • Dificuldade ao respirar

  • Alterações no timbre da voz

  • Dor ao redor dos dentes, de cabeça, no ouvido ou ao engolir

  • Feridas na boca que não cicatrizam

  • Dor de garganta persistente

Além disso, nódulos também devem levantar suspeitas, bem como tosses persistentes.


Como prevenir o câncer de cabeça e pescoço?

Sem dúvida, evitar o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas são importantes caminhos preventivos. Ademais, a vacina contra o HPV deve ser tomada não apenas por meninas, como também pelos meninos.

Adotar uma alimentação balanceada, seguir as recomendações de higiene bucal dadas pelos odontologistas e se proteger da exposição solar também são ações relevantes.


Tratamentos disponíveis

Após o diagnóstico, os médicos vão determinar o tratamento de acordo com a gravidade, o perfil dos pacientes e a região afetada pela doença. A quimioterapia e a imunoterapia, por exemplo, podem ser recomendadas como um complemento da radioterapia.

Já esta última pode ser associada à intervenção cirúrgica ou à quimioterapia. Aliás, as cirurgias são mais comuns, apresentando perspectivas otimistas. Com os avanços científicos, as técnicas são aprimoradas, retirando o tecido doente com precisão.

Com o intuito de tornar o pós-operatório mais confortável e rápido, métodos e medicamentos aplicados ainda no centro cirúrgico são desenvolvidos a todo instante.


Uso de Adhesion STP+

Entre os recursos que podem ser usados pelos médicos durante a cirurgia para remoção do câncer de cabeça e pescoço está o Adhesion STP+, o primeiro e único antiaderente e antifibrótico com ação hemostática do mundo para uso cirúrgico. O Adhesion STP+ tem o objetivo de inibir a formação de aderências pós-cirúrgicas e promover a hemostasia, inibindo as hemorragias.


Imagem de caixa de medicamento

Outra comodidade proporcionada pelo Adhesion STP+, a depender da particularidade de cada paciente, é a possibilidade de redução do tempo de uso do dreno.

Os cirurgiões que recorrem à sua utilização têm à disposição duas versões do produto: em gel e em pó, que podem ser aplicados diretamente no centro cirúrgico.


Se você for realizar cirurgias para tratamento de câncer ou outra enfermidade, peça para seus médicos conhecerem a gama de produtos da Divisão Médica DMC. Nossas soluções são modernas e seguras!







留言


bottom of page